[Experiência de leitura] O Prisioneiro do Céu

Autor: Carlos Ruiz Zafón
Ano: 2012
Páginas: 246
Editora: Suma das Letras
Pontuação: 

"Barcelona, 1957. Daniel Sempere e seu amigo Fermín, os heróis de A sombra do vento, estão de volta à aventura para dessa vez enfrentar o maior desafio de suas vidas. Logo quando tudo começava a dar certo para eles, um personagem inquietante visita a livraria de Sempere e ameaça revelar um terrível segredo quer permanecia enterrado há duas décadas no fundo da memória da cidade. Ao descobrir a verdade, Daniel compreenderá que o destino o arrasta na direção de um confronto inevitável com a maior das sombras: aquela que cresce dentro dele."


O cenário agora é a Barcelona de 1957 e a cidade está mais encantadora do que nunca. Acho que os romances do Zafón jamais seriam os mesmos se o cenário não fosse a cidade de Barcelona. Este é o terceiro livro da saga do Cemitério dos Livros Esquecidos e mesmo que o autor tenha enfatizado que ler os livros separadamente não altere em nada na leitura na minha opinião a leitura do livro individualmente não fica completa, apenas depois de ler os três livros você consegue enxergar o caminhar da história nitidamente.

Temos como protagonista Daniel Sempere, mas boa parte do livro conta o passado de Fermín, melhor amigo de Daniel, quando esteve preso em uma das piores prisões de Barcelona na época da guerra. Isso começa a se desenrolar quando Fermín precisa assinar os papéis para poder se casar e a visita de um homem misterioso a livraria dos Sempere. Este homem compra um exemplar do livro O Conde de Montecristo deixando uma dedicatória ao homem que renasceu dos mortos e pede a Daniel para entregar o livro a Fermín. Este quando ver o escrito no livro se choca de uma forma tão intensa que Daniel coloca-o contra a parede até que desembuche o que está acontecendo e eis que começa a trama em uma narrativa que só o Zafón consegue desenrolar.

Em comparação com os outros dois livros este não é tão intenso quanto os outros, mas ao meu ponto de vista não deixou a desejar. Eu amei a saga, foi bem intenso "viver" essas histórias.

Confesso que quando ficar velhinha pretendo ser uma Prisioneira do Céu, achei ideal essa definição para o caso abordado e não acho que tenha tanto sofrimento em ser um Prisioneiro do Céu quanto parece, pode ser até melhor do que ser Prisioneiro da Terra.




PS: A partir de agora não haverá mais resenhas no blog e sim uma experiência de leitura, achei o nome mais adequado. O conteúdo será basicamente o mesmo, um breve resumo do livro e a minha opinião sobre, mas optei por mudar o nome em razão de umas pesquisas que fiz.

4 comentários:

  1. Faz muito tempo que tenho curiosidade sobre o Zafón, mas sabe aquele livro que você sempre vê na estante e pensa "outro dia eu leio", esse é o meu caso. Só que você me deixou curiosa com esse trilogia.

    Beiijos;
    http://livrosecores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ler sem medo hehehe essa saga dele é ótima, super vale a pena!

      Beijos

      Excluir
  2. Carol, não me julgue, ainda não li nada desse autor, tudo bem pode julgar um pouquinho, hehehe!
    Sempre leio resenhas muito positivas sobre os livros dele, mas não sei porque ainda não tive vontade de ler...
    Adorei o "quando eu ficar velhinha"!
    Bjks

    Patty Santos - Blog Coração de Tinta

    http://coracaodetinta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não irei te julgar hahahaha, eu demorei a pegar um livro dele para ler e quando li não gostei muito do final, fiquei apreensiva para ler outro, mas essa trilogia me pegou. Gostei demais.

      Beijos

      Excluir