[Resenha] O Vale de Elah

Autor: Carla Montebeler
Ano: 2013
Páginas: 69
Editora: Redondezas Contos
Pontuação: 

"O Vale de Elá começa com as reminiscências do ancião Samá, relembrando seus tempos de combate na construção do Reino de Israel. Quando jovem, a ambição de sua mãe o leva a fugir do povoado onde morava para salvar sua irmã de um casamento imposto e da dívida recorrente da negociação do dote. Ele integra então aos guerreiros que haviam rompido com o rei daquela época, Saul, e aliado a Davi, candidato a sucessor do trono devido a uma profecia. A jovem aldeã Nazaré acompanha seu amado nesta fuga e o trio chega ao vale de Elah, onde são recebidos e integrados à comunidade que vivia na caverna de Adulão. Samá percebe que a vida de pastor de ovelhas havia ficado para trás quando inicia seu treinamento de combate nesse grupo formado de guerreiros descontentes com o sistema em vigor. Devido a sua altura e grande destreza com a espada, logo ele passa a contar com a confiança e amizade não só de Joabe, capitão que treina os milicianos, mas do próprio Davi.O drama de Davi e sua família, os motivos da ruptura entre Saul e seu principal capitão, coincidem com o início da formação da família de Samá. A calma da narrativa desse primeiro tomo esconde um segredo: muito drama, guerras, risos e lágrimas ainda estão por vir. Deixe-se conduzir nas memórias de um homem para ver o descortinar do surgimento de todo um reino através da história desse reino: os hebreus!"


A história é de Samah que vem de um povoado próximo de Belém, fugido dos planos de sua mãe, Samah se vê refugiado em Adulão. Lá ele conhece um ex-capitão com quem ele aprende a lutar e ai começa uma luta para sustentar o trono, Samah é aliado de Davi que segundo uma profecia irá suceder ao trono.

Durante toda a narrativa os personagens nos ajuda a entender bem como é a vida naquele lugar e a entender o sistema da monarquia. É retratado também o casamento que é um acordo entre famílias e imposto aos filhos.

É um conto bem interessante, retrata bem alguns detalhes da região e da época. A escrita é ok e por ser bem curtinho em uma sentada dá pra ler tudo sem problemas. Para quem curte leituras desse estilo seria interessante conhecer esse conto.
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Postar um comentário